Grandes Festivais
Na década de 60, a Música Popular Brasileira revelou grandes compositores e intérpretes através de festivais de música. Estes festivais significavam resposta à política repressora de um governo ditador, através de metáforas presentes nas letras musicais.
Em 1968, a canção Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores, de Geraldo Vandré, virou hino da resistência à ditadura e serviu de justificativa para os militares decretarem o AI5. A televisão proporcionou um grande desenvolvimento à Música Popular Brasileira através desses festivais.
Inicialmente, eles surgiram através da extinta TV Excelsior paulista. mas após dois anos a TV Record passou a produzi-los, em seu período de grande audiência. No entanto, após sofrer vários incêndios em suas instalações, a TV Record não pôde continuar com produções de igual qualidade, o que causou uma enorme crise nos festivais de música.
Assim, eles passaram a ser produzidos pela TV Rio (apenas por um ano) e prosseguiram até sua extinção, nos anos 80, transmitidos pela TV Globo.