top of page

Expressões da MPB

Clara Nunes

18.Clara Nunes1.jpg

"Sou uma cantora popular que canta as músicas do seu país. Pra tudo o que for autêntico estou aí. Samba-canção, samba, modinha, valsa, não existe nada que eu não goste.

 

Sou meio bobona com a música popular brasileira, com os compositores. Gosto de tantos... É uma gente maravilhosa que sabe dizer música e letra ao mesmo tempo, de tal maneira que prende a gente a noite inteira, só cantando, só escutando"

Paulo César Pinheiro

1.paulo_cesar_pinheiro.jpg

“Meu coração é o violão de espanha, meu sangue quente é o banjo americano, a minha voz é o cello da alemanha, meu sentimento é o bandolim cigano, a minha mágoa é o som francês do acordeon, meu crânio é a gaita de fole escocesa, meus  nervos são como bandoneon, minha calma é igual guitarra portuguesa, meu olho envolve como flauta indiana, minha loucura é como harpa romana, meu grito é o corne inglês de desespero, maldito ou bíblico, demônio ou santo, cada país foi me emprestando um canto e assim nasceu meu canto brasileiro”.

Milton Nascimento

2.Milton Nascimento.jpg

“Música é a maneira mais emocionante de se chegar ao coração.  Ela tem que ser cultivada como se cultiva a alma.  Tem que ser solta longe dos preconceitos, de qualquer coisa que tira a liberdade”.
 

Taiguara

taiguara1.jpg

“Pois é, companheiro, não dá pra ver tanta injustiça e estar a dizer "eu te amo" pra alguém que não vê. Por isso esses anos calado, por isso meus versos proibidos, por isso não houve notícia de mim pra você. Pois é, já não quero cantar esse amor sem justiça que me censurou, me cegou pra essa fome em você, que mesmo você faz que esquece e esconde de mim que padece. Cantar? Sim. Mas bem mais honesto é lutar com você”.

Thereza Tinoco

4.thereza_tinoco.jpg

"Eu acho que 'O Viajante' foi um grande presente que recebi da 'Thereza' e considero que é música definitiva na minha história. Quando falam de mim, vão falar de 'Viajante', porque

quando surgiu, surgiu com tudo. Falam do 'Viajante' se lembram logo de mim e eu me lembro automaticamente dela." 

 

(Ney Matogrosso)

Angela Ro Ro 

5.Angela_roro1.jpg

“A cada vez que eu emocionar alguém com minha música, minha alma ficará mais leve”

Gonzaguinha

6.Gonzaguinha1.jpg

“A música não faz a revolução, nosso  poder é o de encantar,

informar, alegrar e, em determinados momentos, formar.

Podemos fazer política sem ser políticos, mas não somos donos do país, somos regidos por um sistema, de acordo com ele ou não”.

Luiz Gonzaga

8.luiz gonzaga1.jpg

“Eu vou mostrar pra vocês como se dança o baião e quem quiser aprender é favor prestar atenção”.

(Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)

Tetê Espíndola

9.tete espindola6.jpg

"Os pássaros são nossos ancestrais musicais.  Seu canto é Universal. 

 

Eles migram e levam sementes de som a toda parte, por isso nossa inspiração voou solta para diversas tendências musicais”.

Joyce Moreno

joyce.jpg

“Vontade de rever os amigos, os gestos de sempre, a risada em comum, contando as histórias e os casos antigos, as músicas novas. Sem moda, sem tempo nenhum...”.

Juca Chaves

7.juca chaves1.jpg

“O Brasil é um país paradoxal, onde o estudante pinta a cara e o índio estuda”.

Elis Regina

13.Elis Regina2.jpg

“Realmente devo ter descoberto que podia ser cantora com a Angela Maria. Comecei minha carreira de cantora imitando descaradamente - é com extrema felicidade que confesso isso - Angela Maria.  Até hoje, em certos momentos das minhas apresentações, eu saco na minha voz a voz da Angela Maria e tenho profundo orgulho disso.  Angela Maria é realmente para mim a maior cantora que o Brasil já teve até hoje”

Tim Maia

14.Tim Maia1.jpg

“Não fumo, não bebo e não cheiro. Só minto um pouco”

Luhli e Lucina

15.Luli-e-Lucina1.jpg

“Sendo a soma de tudo, me aceito humana e divina, e numa espécie de mágica a música nunca termina”

 

(Luhli)

Geraldo Vandré

19.Geraldo Vandre2.jpg

“Estou exilado até hoje das minhas atividades e da minha vida artística, tais como eram no meu país até o dia 13 de dezembro de 1968. Eu não voltei ainda. Não sou do Brasil de hoje, sou do Brasil de ontem e do de amanhã Quem sabe?”

Djavan

20.djavan1.jpg

“Por ser exato, o amor não cabe em si, por ser encantado, o amor revela-se. Por ser amor, invade e fim”

Dilú Mello

Dilu Melo.jpg

"Menina, minha menina, ai não faças assim como eu
Que vivo morta de pena porque ninguém me escolheu"

Sivuca

Sivuca.jpg

"A música é um espelho da sociedade. Se a sociedade vai mal, a música também vai. Há ocasiões em que me isolo, nem leio os jornais pra que a violência não interfira no meu trabalho. Me sinto incapaz de escrever música com sangue". 

Fátima Guedes

fatima_guedes1.jpg

"Não tenho medo de nada porque levo minha vida como quem sorve uma taça de preciosa bebida, saboreio lentamente cada hora, cada dia, nas coisas que tão somente fazem a minha alegria".

Nana Caymmi

nana_caymmi3.jpg

“Não existe uma grande cantora que seja feliz”

bottom of page