top of page

Rock Brasil

Rock (2).jpg

O rock brasileiro surgiu na década de 50, com a exibição do filme Blackboard Jungle, quando Bill Haley & The Comets lançaram Rock Around The Clock. Tanto o filme como o ritmo causaram enorme confusão nos cinemas de todo o país, o que gerou reação por parte da sociedade conservadora da época. Esse foi o caso, por exemplo, do prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, que chegou a emitir nota oficial com o seguinte conteúdo: "Determine à polícia deter, sumariamente, colocando em carro de preso os que promoverem cenas semelhantes. Se forem menores, entregá-los ao honrado Juiz".

O rock and roll nasceu no Brasil através de orquestras de baile e cantores populares. Nora Ney, uma cantora de boleros e samba-canções, gravou em novembro de 1955, pela Continental, Rock Around The Clock (primeiro rock em inglês).

 

Betinho e seu conjunto gravaram, em abril de 1957, o que seria o primeiro rock composto em português, Enrolando o Rock, de autoria de Betinho e Heitor Carrilho. A música foi gravada com uma guitarra elétrica Fender Stratocaster. Esse instrumento, criado pelo americano Leo Fender, em 1954, se tornaria, ao longo dos anos, o maior ícone do rock, sendo usada por seus maiores astros. No mês de novembro, a faixa fez parte da trilha sonora do filme Absolutamente Certo, com direito a aparição do grupo, resultando no primeiro clipe de rock do Brasil.

Em maio de 1957, Cauby Peixoto lança Rock and Roll em Copacabana, de autoria de Miguel Gustavo, além de alguns outros rocks, tornando-se um inusitado precursor do ritmo no Brasil. Apesar de lançada no mês de maio, a música teria sido gravada em janeiro, o que daria a essa, e não a Enrolando o Rock o pioneirismo como primeiro rock composto no Brasil. Há divergências entre os pesquisadores.

Em junho do ano seguinte, abrindo espaço para o surgimento de programas de rádio e televisão, os irmãos Tony e Celly Campello gravam, 78rpm, as músicas Forgive Me e Handsome Boy.

Com a chegada dos Beatles e Rolling Stones, na década de 60, nossos músicos já começavam a manifestar influências sofridas pelo sucesso do rock compondo músicas nesse estilo. Os grandes hits de vários grupos daquela época eram covers, versões de músicas estrangeiras com arranjos levemente modificados, que foram os responsáveis pela explosão do rock brasileiro sob diversas formas. Primeiro através do Movimento da Jovem Guarda, revelando nomes e bandas como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Renato e Seus Blue Caps, The Pop’s, e em seguida através do Tropicalismo - movimento crítico surgido no final da década de 60 que causou verdadeiro impacto na MPB e revelou o mais irreverente grupo de rock brasileiro: Os Mutantes (formado por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias).

Os precursores do movimento

LETRA

Além desses momentos mais visíveis, o som de garagem também marcou presença no rock brasileiro, através de variados grupos até hoje praticamente desconhecidos, como Som Beat, Os Baobás, Os BeatniksThe Galaxies, AnalfabitlesLiverpool e outros que deixaram raros LPs e compactos no cenário do rock nacional.

 

Foi na década de 70 que o rock brasileiro definiu sua identidade, incorporando o ritmo de nossa brasilidade, e o país viu surgir uma série de outras bandas e intérpretes em variados estilos: o rock visceral do Made In Brazil; o rock progressivo do Módulo 1000, o rock rural de Ruy MaurityZé RodrixSá & Guarabira e a mistura do rock progressivo, erudito e música regional do grupo O Terço. Nesta década também surgiram os grupos Som Imaginário, O Peso, Veludo, Moto Perpétuo, Som Nosso de Cada Dia, Bixo da Seda, Casa das Máquinas, A Bolha, Raul Seixas, Secos e Molhados e muitos outros.

 

O grande reconhecimento do rock brasileiro aconteceu no início dos anos 80, com o aparecimento do tão falado “Rock Brasil”. Muitas bandas, compositores e intérpretes apareceram nesta época. O rock brasileiro se consolidou no país e surgiram novos talentos como Blitz, Barão Vermelho, Cazuza, Camisa de Vênus, TitãsUltraje a Rigor, Ira, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Havaí, RPM, Marina LimaGuilherme Arantes, Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens, Heróis da Resistência, Capital Inicial, Biquini Cavadão, Lobão, Ritchie, Rádio Táxi, Roupa Nova, Lulu SantosLeo Jaime, Kiko Zambianchi e outros.

 

Na década de 90 surge o mangue-beat, mistura de maracatu, xaxado e rock, que tem como principais representantes os grupos Chico Science & Nação ZumbiMestre Ambrósio e Mundo Livre SA. O rock também ganha cara nova com os grupos Raimundos - uma mistura de rap, heavy e ritmos nordestinos e o Planet Hemp - uma mistura de heavy, rap e reggae.

 

Neste mesmo período, o rock brasileiro foi tomado pelos Mamonas Assassinas, com um estilo musical próprio e repleto de humor e irreverência em suas apresentações. Outros cantores, compositores e bandas surgiram nesta década, como Skank, Jota QuestCidade NegraO Rappa, Renato RussoLos Hermanos, Fernanda Abreu, Cássia Eller, Gabriel – O Pensador e Pato Fu.

 

Nos anos 2000, muitos cantores e bandas de décadas anteriores, revisitaram seus velhos sucessos no formato acústico. O século XXI começa com o sucesso de grupos de rock com temáticas voltadas para o público adolescente, tais como Charlie Brown Jr, Detonautas, CPM 22, Pitty e outros.

bottom of page