top of page

Tropicalismo

Tropicalia_edited.jpg

O Tropicalismo foi um movimento crítico, de revisão dos valores ideológicos da Música Popular Brasileira, que surgiu no final da década de sessenta, através de Gilberto GilCaetano VelosoRogério Duprat e Os Mutantes (grupo formado por Rita LeeArnaldo Baptista e Sérgio Dias).


Sua aparição pública ocorreu durante o III Festival da Canção da TV Record, em outubro de 1967, com as músicas Alegria Alegria, de Caetano Veloso, e Domingo no Parque, de Gilberto Gil, causando um grande e verdadeiro impacto através dos arranjos musicais inusitados, que misturavam ritmos brasileiros a guitarras elétricas.  A partir daí, esses instrumentos, até então malditos pelos mais conservadores, passariam a ser utilizadas com frequência pelos tropicalistas.


Além dos nomes acima relacionados, o movimento revelaria as grandes cantoras Gal CostaMaria Bethânia e o grande compositor Jorge Ben Jor.


A televisão foi a principal fonte divulgadora dos shows e discos produzidos pelos integrantes do movimento, e um dos seus principais divulgadores nesse meio de comunicação foi o mais Tropicalista de todos: Chacrinha, o "Velho Guerreiro".

Em 1968, com a gravação do disco Tropicália ou Panis et Circenses, onde ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso estavam os Mutantes, Rogério Duprat, Tom Zé, Gal CostaTorquato NetoCapinan e Nara Leão, o Movimento Tropicalista registrou um grande manifesto cultural sonoro e poético, que se tornou a síntese do Tropicalismo - fruto da união de diversas tendências, como o tango dramalhão "Coração Materno", de Vicente Celestino, a influência dos  Beatles e do rock em Panis et Circenses e a requintada Bossa Nova. Tudo isso nas vozes de Gal Costa, Nara Leão e do próprio Caetano.

Os Tropicalistas usavam recursos variados para compôr suas músicas e criaram uma poética própria. Sofreram influências do cinema novo e dos textos de vários críticos e cineastas, como Paulo Emílio Sales Gomes, Gustavo Dahl, Jean-Claude Bernardet e, principalmente, de Glauber Rocha.


Em setembro de 1968, Caetano Veloso foi vaiado ao apresentar a música É Proibido Proibir, de sua autoria, no III Festival Internacional da Canção, e reagiu agressivamente, com um longo discurso, às manifestações do público, que não concordava com suas ideias tropicalistas.


No final desse mesmo ano, com a promulgação do AI-5, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos por agentes da Polícia Federal, sob pretexto de desrespeito ao Hino e à Bandeira Nacionais, ficando incomunicáveis.


Em junho de 1969, Caetano e Gil se despedem do Brasil com um show em Salvador, onde é lançada a música Aquele Abraço - de autoria de Gilberto Gil - e saem voluntariamente para o exílio em Londres. Assim, chega ao fim prematuro um Movimento cujas marcas ainda podem ser observadas na Música Popular Brasileira.

15.Link Tropicalia ou Panis et Circenses

Disco Topicália ou Panis et Circencis

Curiosidades

O protesto que a ditadura não notou

A canção “Soy Loco Por Ti, América” (Gilberto Gil e Capinam) é um tributo ao revolucionário argentino Che Guevara. Foi escrita por Capinan logo após a morte de Che, na Bolívia. Trata-se de um poema lírico, em oposição às ditaduras de direita espalhadas pelo continente.

 

Na impossibilidade de citar o nome, Capinan forja sua poesia em jogos metafóricos em português e castelhano - língua de Che e idioma dos demais países latino-americanos:

 

("El nombre del hombre muerto / Ya no se puede decirlo, quién sabe? / [...] / El nombre del hombre es pueblo")


A letra reafirma a resistência política, pelo menos na arte: 

("Um poema ainda existe / Com palmeiras, com trincheiras / Canções de guerra / Quem sabe canções do mar") e alterna a esperança por dias melhores ("Espero o amanhã que cante / [...] / Não sejam palavras tristes / Soy loco por ti de amores")

 

Ao mesmo tempo prevê o exílio dos dissidentes, com a constatação do momento político complicado na região

 

("Antes que a definitiva / Noite se espalhe em Latino América").    

 

(Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural)

capinan - 21 anos de tropicalismo.JPG

Capa do álbum  “Capinan - 21 anos de tropicalismo”

Caetano Veloso - Soy Loco Por Ti, AméricArtist Name
00:00 / 03:43
bottom of page